Blog

Windows Phone 8 – o novo sistema operacional movel da microsoft

Nova versão do sistema móvel também terá maior compatibilidade com drivers e recursos do Windows 8

A Microsoft apresentou a nova versão de seu sistema operacional móvel, o Windows Phone 8, para smartphones. O anúnciou foi feito por Terry Myerson, vice-presidente de Windows Phone da companhia, nesta quarta-feira (20), em San Francisco (EUA).

“Primeiro, queríamos que o Windows Phone fosse uma expressão do usuário. Nosso segundo direcionamento foi criar um aparelho que oferecesse conteúdo relevante. E o terceiro ponto foi oferecer um aparelho mais conectado”, comentou Myerson ao iniciar a apresentação.

Microsoft apresentou o sistema operacional Windows 8 para smartphones em evento nos EUA (Foto: Reprodução)
Microsoft apresentou a plataforma Windows 8 para smartphones em evento nos EUA (Foto: Reprodução)
Segundo Joe Belfiori, responsável pelo Programa Windows Phone na Microsoft, o novo sistema operacional terá um “código comum entre o Windows 8 e Windows Phone 8″. A versão atual do sistema, o Windows Phone 7.5, batizada de “Mango”, foi lançada em setembro do ano passado e chegou ao Brasil em março, nos smartphones da linha Nokia Lumia (modelos 800 e 710).

Conforme previsão da empresa de pesquisa IDC, o Windows Phone 7 e o Windows Mobile vão alcançar 5,2% de participação no mercado mundial de plataformas móveis em 2012, contra 20,5% do iOS e 61% do Android. Em 2016, o sistema operacional da Microsoft deve ultrapassar a Apple e atingir 19,2% de participação, segundo a IDC. A fatia do Android deve cair para 52,9% e do iOS, para 19%.

Em toda a apresentação, a Microsoft falou do seu novo tablet, o Surface, mas a companhia não faz referência alguma ao termo “tablet”, geralmente usado pela Apple para definir o iPad e outras empresas para definir seus produtos do gênero. Assim como na apresentação do Surface, em que ela se referiu ao aparelho como um PC, no evento desta quarta-feira (20), a Microsoft chama o aparelho de “slate”. Ele e os celulares com Windows Phone 8 se comunicarão entre si.

Plataforma

O Windows Phone 8 irá focar no consumidor final, de acordo com a Microsoft. Por conta disso, o suporte do sistema operacional será com processadores de dois núcleos, que chegam no fim do ano, e com mais núcleos, que devem ser lançados em 2013. O sistema terá suporte para três resoluções de tela, WVGA, WXGA e 720p. Além disso, suporte gráfico para games e aplicações mais potentes também terão benefícios no Windows Phone 8.

A plataforma terá uma versão do navegador Internet Explorer 10 que será quatro vezes melhor do que a existente nos celulares hoje, segundo a empresa. O IE 10 ainda terá um recurso de segurança similar ao existente no PC, que evita que o usuário entre em sites maliciosos que podem comprometer seus dados pessoais. O navegador terá uma aceleração gráfica que permite rodar aplicativos web com código HTML5, mais potentes do que os vistos em smartphones comuns.

Pagamento pelo celular

A Microsoft demonstrou algumas novidades em relação ao uso do NFC (sigla para Near Field Communication), que permite encostar o celular em um código para ter acesso a informações. Ao tocar o celular em uma página de uma revista com o código NFC, por exemplo, o usuário pode ser levado a um aplicativo ou a um anúncio. O NFC também pode ser usado em cartões de visita, ao encostar o cartão no celular e enviar os dados para a memória do aparelho.

Uma das novidades se chama Cupons Digitais, que permite acessar promoções de locais reais para poder usá-las no local. Eles ficam armazenados na seção Wallet, que permite fazer pagamentos com o celular e usa o sistema Windows Phone 8.

Mapas e ‘Metro’

 O sistema de mapas será fornecido pela Nokia, com navegação GPS em tempo real e uso off-line para quando o usuário estiver longe de uma conexão. Dessa forma, é feito um download do local. Os desenvolvedores de aplicativos poderão acessar o recurso para usar o mapa (on-line e off-line) em seus programas.

Executivo da Microsoft mostra como será a interface 'Metro' no Windows 8 para celulares (Foto: Reprodução)
Executivo da Microsoft mostra como será a interface ‘Metro’ no Windows 8 para celulares (Foto: Reprodução)
Para a área de negócios, o Windows Phone 8 terá o sistema de encriptação do aparelho já utilizada pela Microsoft, afirma a empresa. Os programas da suíte Office estarão disponíveis no lançamento do sistema operacional. A segurança será fundamental para que o sistema tenha sucesso no meio corporativo.

Os tijolos da interface “Metro” estão ainda mais elegantes, segundo a empresa, apresentando informações sem que os usuários precisem entrar nos aplicativos. O usuário pode definir o tamanho dos quadrados dependendo do uso dos programas, tornando-os pessoais.

Se um usuário envia mais SMS do que e-mails, as telas destes recursos podem ser maiores ou menores, mostrando as últimas mensagens sem a necessidade de abrir o aplicativo. No caso do uso do GPS, não é preciso abrir o aplicativo para ver o caminho a ser percorrido, já que a imagem em tempo real é atualizada no tijolo da interface “Metro”.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *