App beta do GitHub já está disponível para iOS

Após pouco mais de um ano desde a aquisição do GitHub (plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão) pela Microsoft — numa transação gigantesca de US$7,5 bilhões — finalmente a empresa deu a primeira grande chacoalhada para alavancar a plataforma ao lançar seu primeiro app mobile.

A novidade, que está em versão beta para iOS, oferece alguns recursos básicos como compartilhar comentários em discussões, revisar descrições de códigos e publicar novos tópicos.

Apresentando o GitHub para dispositivos móveis.
Revise linhas de código, participe de uma discussão sobre design, mescle alterações e muito mais. O GitHub oferece a flexibilidade de manter o fluxo de trabalho e contato com sua equipe de onde você estiver. github.com/mobile #GitHubUniverse

Segundo a equipe do GitHub, o foco do app está nos recursos que os usuários mais utilizariam em um dispositivo móvel, em vez que replicar a experiência completa da plataforma — embora no iPad, o espaço extra e o suporte a mouses e teclados possam ajudar ainda mais nesse uso.

Há muito o que você pode fazer no GitHub que não requer um ambiente de desenvolvimento complexo, como compartilhar comentários em uma discussão sobre design e revisar algumas linhas de código. Agora, estamos facilitando a execução dessas tarefas, não importa onde você trabalhe, com uma experiência maravilhosamente nativa.

De acordo com a vice-presidente de engenharia do GitHub, Dana Lawson, a empresa já “flertava” com a ideia de criar um app, mas nunca era “a hora certa”. Como agora as pessoas estão ficando mais tempo em seus dispositivos móveis, mesmo para tarefas profissionais, a plataforma teve que correr para não ficar aquém da necessidade de seus usuários.

Se você estiver interessado em entrar para o time de beta testers do GitHub, basta se inscrever na plataforma (caso ainda não possua um cadastro) para ter acesso à comunidade do TestFlight. Os usuários do Android, por outro lado, deverão esperar um pouco mais para começar a testar o app (porém as inscrições para a lista de espera já estão abertas).

Além de um app, o GitHub também anunciou algumas novidades para a sua plataforma, como notificações aprimoradas e novos recursos para navegação, pesquisa, revisão de código e agendamento de lembretes. Ademais, as GitHub Actions (recurso semelhante ao Atalhos da Siri, porém para programação) agora automatizam tarefas como criação e atualização de códigos de maneira ainda mais rápida.

Por fim, a empresa anunciou uma nova versão do GitHub Enterprise Server, plataforma voltada para o uso empresarial.

via TechCrunch

Recommended Posts