Apple abre código-fonte de kit para criar gadgets para casa conectada

Depois de criada a aliança para um padrão de dispositivos para casa conectada com seus concorrentes, a Apple liberou o código-fonte do kit de desenvolvimento do HomeKit. O objetivo é de facilitar a compatibilidade de cacarecos que poderão conversar com as principais plataformas de smart home do mercado.

A novidade foi divulgada ontem mesmo (18), na parte do site da empresa que engloba os desenvolvedores que criam soluções em software e hardware com base em diversos produtos da Apple. Por mais que possa parecer que todo o HomeKit está liberado para uso, apenas partes dele fazem parte do acordo de código-fonte aberto.

“Ao abrir o código-fonte da tecnologia do HomeKit, a Apple estará ajudando a impulsionar a iniciativa e fornecerá uma experiência ainda melhor para os consumidores”, comenta a Apple em nota na página. “A partir de hoje, os desenvolvedores podem usar o kit de desenvolvimento de código-fonte aberto do HomeKit em protótipos não comerciais de acessórios para casas inteligentes. A Apple também trabalhará em grupo para contribuir com o protocolo de acessórios baseados no HomeKit”, complementa a empresa.

apple homekit ipad código-fonte

Isso deixa claro que o objetivo é de ajudar no desenvolvimento de novos produtos, mas com o mesmo controle sobre que poderá ou não receber o aval para que funcione corretamente com dispositivos da marca da maçã – que acontece ao levar o gadget para receber o selo MFi do HomeKit, que exige a versão comercial da plataforma.

Por fim, a Apple diz que todos os dispositivos de casa conectada que já foram lançados com suporte para o HomeKit, continuarão funcionando com o novo protocolo de código-fonte aberto.

Com informações: MacRumors.

Apple abre código-fonte de kit para criar gadgets para casa conectada

Recommended Posts