Caixa Auxílio Emergencial é usado como isca no Instagram

Há mais de 20 contas falsas no Instagram alegando ser da Caixa Econômica Federal (CEF) com informações sobre o auxílio emergencial de R$ 600. Esses perfis suspeitos usam imagens divulgadas pelo banco, mas não têm nenhuma relação oficial com a empresa. O Facebook, por sua vez, parece não estar sofrendo com esse problema.

Contas falsas da Caixa têm mais de mil seguidores

As contas falsas do Instagram descobertas pelo Tecnoblog publicam stories, posts e vídeos de IGTV usando imagens e vídeos oficiais da Caixa para explicar a distribuição do auxílio emergencial. Algumas delas colocam até um link na bio para o app na Google Play Store ou para o site do banco, a fim de terem mais legitimidade.

Os perfis têm nomes como @caixaauxilioemergencial, @auxilioemergencialoficial e @auxilioemergenciall — cada um destes tem mais de 2 mil seguidores.

Há ainda uma conta chamada “Caixa Auxilio Emergencial” com a arroba @coronavousher, uma variante (errada) do nome para a renda básica emergencial. Ela tem mais de 1 mil seguidores, assim como a @auxilio_caixa. Constatamos, no entanto, que a maioria desses perfis falsos possuem poucos seguidores no momento.

Nenhuma dessas contas tenta roubar dados dos clientes, mas isso poderia mudar no futuro, já que elas não pertencem à Caixa. Também é possível que os perfis estejam reunindo seguidores para serem vendidos depois.

O Facebook costuma ter problemas com páginas falsas mas, no caso do auxílio emergencial, encontramos poucos exemplos disso, e quase todos com número baixo de curtidas. A Caixa pede que, em qualquer caso de golpe ou fraude, seja feita uma denúncia pelo e-mail abuse@caixa.gov.br.

Caixa Auxílio Emergencial é usado como isca no Instagram

Recommended Posts