Chrome OS 79 traz controles de mídia na tela bloqueada de Chromebooks

O Google começou a liberar o Chrome OS 79, que entrega maior autonomia de bateria ao congelar abas e comandos de mídia que podem ser utilizados na interface de tela bloqueada. O update pode levar alguns dias para chegar em todos os Chromebooks compatíveis e é a última atualização de 2019.

O ponto mais chamativo do Chrome OS 79 é a possibilidade de controlar mídia que está tocando no Chromebook, diretamente da tela bloqueada do portátil. Este recurso funciona tanto para músicas, como em podcasts e até mesmo vídeos. Os serviços compatíveis contam com nomes como YouTube Music, YouTube, Deezer, Spotify e até o Pocket Casts.

Enquanto alguns oferecem a arte do álbum e nome do que está tocando, outros ficam ao menos com a barra de progresso e a opção de pausar ou continuar a reprodução.

Outra novidade importante é que agora todos os aplicativos podem ser gerenciados em apenas um lugar, dentro do menu de ajustes, na opção “Apps”. A lista agora exibe qualquer app, seja ele uma instalação da Play Store, um webapp ou então um aplicativo do próprio sistema. Deste local também é possível configurar cada permissão do programa, como como acesso aos contatos, armazenamento ou então a possibilidade de enviar notificações.

gerenciamento apps chrome os 79

Por fim, um novo recurso congela abas que estão em background e que não são utilizadas por mais de cinco minutos. Isso significa que elas passam a consumir menos do processador, RAM e isso também significa melhor autonomia do computador. A única exceção fica em abas que estão reproduzindo áudio ou vídeo.

A atualização começou a ser liberada nesta semana e deve levar algum tempo para chegar em todos os Chromebooks compatíveis. Eu tenho um Chromebook Plus da Samsung, lançado em 2017 e o download já aconteceu por aqui.

Com informações: Google.

Chrome OS 79 traz controles de mídia na tela bloqueada de Chromebooks

Recommended Posts