Como apagar as gravações da Siri e do Ditado no iPhone ou iPad

No fim do ano passado, a Apple viu-se envolta numa enorme polêmica quando pesquisadores descobriram que terceirizados da empresa estavam armazenando e coletando gravações aleatórias dos usuários, feitas durante o uso da Siri ou do Ditado no iOS, para melhorar os serviços — algo que seria perfeitamente aceitável caso a Maçã deixasse essa coleta explícita aos seus consumidores, algo que, até aquele momento, não tinha acontecido.

Em meio a processos e pedidos de desculpas, a Apple prometeu uma solução tardia: adicionar ao iOS uma opção para que usuários saíssem do programa de análise de áudio e apagassem todas as gravações já armazenadas. Pois dito e feito: o iOS 13.2 foi o primeiro a implementar esses recursos, e você pode acessá-los a qualquer momento que bata aquela preocupação com a sua privacidade.

A seguir, mostramos como realizar as duas ações: tanto desligar a análise dos áudios quanto apagar as gravações armazenadas nos servidores da Apple.

Desligar a análise

Desligando análise da Siri
  1. No iPhone ou iPad, abra os Ajustes e toque na opção “Privacidade”.
  2. Localize e toque na opção “Análise e Melhorias”, na parte de baixo da lista.
  3. Localize a opção “Melhorar Siri e Ditado” e desligue-a.

Apagar gravações

Apagando gravações da Siri
  1. No iPhone ou iPad, abra os Ajustes e toque na opção “Siri e Busca”.
  2. Localize e toque na opção “Histórico da Siri e Ditado”.
  3. Toque na opção “Apagar Histórico da Siri e Ditado” e confirme a ação.

·   •   ·

Vale notar que nenhuma das duas ações afetará o uso da Siri ou do Ditado no seu dispositivo: você continuará podendo usufruir de ambos os recursos normalmente, sem perda de precisão ou nada do tipo. Portanto, é sempre bom dar uma passadinha nos Ajustes para apagar suas gravações antigas, caso você não desligue o comportamento como um todo.

Boa dica, não?

Recommended Posts