Como instalar o beta público do macOS Big Sur?

A Apple prometeu um beta público do macOS Big Sur para julho de 2020 e aqui ele está. Abaixo você confere como instalar a atualização de software no Mac para receber as novidades do sistema, que incluem um redesign na interface, novos ícones e novos widgets e a Central de Controle para ações rápidas.

Lembre-se: é uma versão beta

Para usuários que possuem mais de um Mac, a Apple recomenda que não instalem a versão beta em máquinas principais, pois se trata de um sistema em desenvolvimento, ainda cheio de bugs e os quais devem ser corrigidos até a versão final, prevista para o fim de 2020.

É de se esperar que alguns aplicativos não funcionem no início, travamentos e fechamentos inesperados também são mais frequentes. Recomendo que faça uma pesquisa se os apps que você usa estão funcionando nesse primeiro beta do macOS Big Sur antes de prosseguir, para não ficar na mão.

Faça um backup

Outra recomendação da empresa é de que um backup seja feito para segurança das informações. Com uma cópia dos dados feitos, caso algo dê errado no sistema operacional, o prejuízo será menor.

Há uma ferramenta nativa no macOS para auxiliar no processo de backups dos computadores da maçã: o Time Machine, mas é necessário ter um HD Externo para fazer o procedimento.

Como instalar o beta público do macOS Big Sur

  1. Acesse beta.apple.com pelo Safari, no Mac;
  2. Clique em “Sign up” caso ainda não tenha cadastro no programa de betas da Apple ou em “Sign in” se já instalou algum beta antes;
  3. Faça login com sua Apple ID;
  4. Aceite os termos;
  5. Após entrar na página principal, clique em “Enroll your devices” no canto superior direito da página;
  6. Certifique-se que está na parte de macOS e role a página até encontrar o botão “Download the macOS Public Beta Access Utility”;
  7. Faça o download do arquivo;
  8. Depois de ter baixado, vá até a pasta de downloads (Transferências) e abra o utilitário (dê um clique duplo);
  9. Na nova janela que abrir, novamente dê um clique duplo no arquivo “macOSPublicBetaAccessUtility.pkg”;
  10. Clique em “Continuar”, aceite os termos e clique em “Continuar” novamente;
  11. Ao finalizar, a janela de “Atualização do Sistema” será aberta, basta clicar em “Atualizar agora” e aguardar.

Caso não tenha aberto ou queira instalar mais tarde, o caminho é menu Apple () > Preferências do Sistema > Atualização de Software.

Se estiver rodando uma versão do macOS Catalina ou Mojave, a atualização aparecerá como uma atualização de software para o Big Sur. Caso esteja em uma versão inferior, como o High Sierra e anteriores, o update será feito via Mac App Store.

Como instalar o beta público do macOS Big Sur?

Recommended Posts