Detecção de queda do Apple Watch ajuda a socorrer ciclista atropelado

De tempos em tempos, trazemos aqui histórias de pessoas que foram auxiliadas (ou mesmo salvas) pelos recursos de saúde do Apple Watch. Um desses recursos, introduzido no modelo Series 4 do reloginho, é a detecção de queda — uma ferramenta extremamente útil (como mostramos nesse vídeo) para casos de acidentes domésticos, especialmente entre pessoas idosas ou com deficiências.

Pois recentemente o recurso ajudou a salvar mais uma vida: a de William Bout, designer francês residente em San Francisco (Califórnia, EUA). Bout estava pedalando na sua bicicleta elétrica pelas ruas da cidade quando foi atingido por um carro e caiu no chão, inconsciente; o motorista do veículo fugiu (essa informação não é confirmada, somente presumida de acordo com os acontecimentos seguintes).

Nesses casos, o socorro mais rápido possível é crucial para o processo de recuperação da pessoa; como Bout estava inconsciente, ele dependeria de outra pessoa que estivesse passando pelo local e chamasse a emergência, o que poderia levar algum tempo. Felizmente, nada disso foi necessário: quem chamou o socorro para o designer foi o reloginho da Maçã no seu punho.

Fui atingido por um carro no caminho para o trabalho hoje de manhã. Não me lembro de muita coisa, mas meu Apple Watch chamou os serviços de emergência automaticamente (eu estava inconsciente) e os paramédicos chegaram até mim em minutos. A tecnologia realmente é algo incrível, às vezes.

O recurso de detecção de queda entrou em ação automaticamente ao perceber que Bout estava caído no chão; como o designer não respondeu à notificação no relógio afirmando que estava tudo bem, o Watch entrou em contato com os serviços de emergência automaticamente, dando aos socorristas a localização do acidentado. Em poucos minutos, os paramédicos socorreram Bout, que está no hospital se recuperando e passa bem.

Vale notar que o recurso de detecção de queda só é ativado por padrão caso o usuário do Apple Watch tenha mais de 65 anos; qualquer pessoa abaixo dessa idade, entretanto, pode ativar a ferramenta manualmente por meio do aplicativo Watch, no iPhone. Importante, não?

via iPhone Hacks

Recommended Posts