Falha inutiliza SSD da HPE para empresas após 40 mil horas de uso

A HPE, braço corporativo da HP que você conhece, emitiu um alerta sobre uma falha catastrófica em alguns SSDs SAS da marca quando o produto alcança 40 mil horas de uso. Após a falha, a fabricante diz que o drive não pode ser recuperado e nem os arquivos podem ser acessados de outra forma.

Servidores Gen10 da HPE

Pode parecer muito, mas 40 mil horas é o mesmo que deixar o SSD ligado por quatro anos, 206 dias e 16 horas seguidas, um número que não é tão raro de ser atingido se você está trabalhando com um servidor e este é o tipo de computador que a HPE foca estes SSDs. As linhas afetadas são:

  • ProLiant
  • Synergy
  • Apollo 4200
  • Módulos Synergy
  • Armazenamento D3000
  • StoreEasy 1000

Os números dos modelos afetados são:

  • EK0800JVYPN
  • EO1600JVYPP
  • MK0800JVYPQ
  • MO1600JVYPR

Todos estes modelos que estão em alguma versão anterior ao firmware HPD7 contam com a falha instalada. É possível tomar nota da quantidade de horas que um SSD está rodando pelo Smart Storage Administrator, o que pode ser um alívio para algumas empresas.

A solução é simples, pode ser feita online pelo Linux, Windows, VMware ESXi e envolve a atualização para a versão HPD7, seja de um só modelo ou de um RAID inteiro deles. A HPE afirma que se a empresa utiliza servidores Gen9 a atualização sequer exige a reinicialização do drive.

Se você está com algum SSD que será afetado pela falha, é só clicar aqui e seguir as instruções para a atualização (em inglês).

Com informações: BleepingComputer.

Falha inutiliza SSD da HPE para empresas após 40 mil horas de uso

Recommended Posts