Google Chrome testa botão para exibir vídeos em modo PiP

O Chrome deve ganhar em breve um botão que permite exibir vídeos em modo Picture-in-Picture (PiP) e dispensa extensões de terceiros que realizam a mesma função. O Google já testa o recurso no Chrome Canary, a versão de testes do seu navegador.

Segundo o XDA Developers, a novidade foi encontrada por um usuário na versão 82.0.4075 do Chrome Canary para Windows 10. Ainda de acordo com o site, o botão do modo PiP passou a ser mostrado por padrão, sem precisar modificar configurações do navegador.

Em nossos testes na versão 82.0.4076, porém, a opção ainda não está aparecendo. Para habilitá-la, foi preciso acessar chrome://flags/#global-media-controls-picture-in-picture, escolher a opção “Enabled” e reiniciar o navegador.

Depois disso, o Chrome Canary passou a oferecer o botão para exibir de sites como YouTube e Vimeo no modo PiP. A opção aparece nos área de controles de mídia, liberada em janeiro pelo Google, e faz com que o vídeo apareça no canto inferior direito da tela.

Como acontece em outras plataformas, o player pode ser movimentado e redimensionado de acordo com as suas preferências. E, enquanto o vídeo é reproduzido você pode navegar tanto por outras abas, quanto por outros programas no Windows.

Vale lembrar que o Chrome permite ver vídeos no modo Picture-in-Picture ao menos desde outubro. A opção, porém, ficava escondida em um menu de contexto, que é aberto apenas ao clicar sobre um vídeo com o botão direito.

O Google não confirmou quando vai liberar o modo PiP para todos os usuários na versão estável de seu navegador, mas, levando em conta a versão do Chrome Canary, isso não irá demorar. Segundo o XDA Developers, o botão deverá aparecer no Chrome 82, previsto para ser lançado em abril.

Google Chrome testa botão para exibir vídeos em modo PiP

Recommended Posts