Google Nearby Sharing, o “AirDrop do Android”, é demonstrado em vídeo

O Google trabalha há alguns meses em um método de transferência de arquivos para Android parecido com o AirDrop, da Apple. O Nearby Sharing, até então chamado de Fast Share, foi demonstrado em um vídeo do XDA Developers.

A ideia do Google é permitir a transferência de arquivos com mais rapidez. O recurso depende do GPS do celular para encontrar aparelhos próximos e do Bluetooth para iniciar a comunicação. Em seguida, uma conexão Wi-Fi é criada entre os aparelhos para realizar a transferência.

No vídeo, os arquivos são enviados de um Pixel 4 para um Pixel 2 XL, ambos com Android 10. Segundo o XDA Developers, a transferência também funcionou entre um Pixel 2 XL e um OnePlus 7T Pro, e deverá ser liberada para celulares com o Google Play Services.

A tela do Nearby Sharing permite definir a visibilidade do celular. O dispositivo pode ser encontrado por todos os contatos salvos na conta do Google, para somente alguns deles ou para ninguém. Se a última opção estiver selecionada, o recurso pede autorização para transferir cada arquivo.

O método é o substituto do Android Beam, que usava NFC para transferir arquivos e foi descontinuada no Android 10. Ainda não há informações sobre quando o Google pretende oficializar o Nearby Sharing em seu sistema operacional.

Google Nearby Sharing, o “AirDrop do Android”, é demonstrado em vídeo

Recommended Posts