Intel anuncia novos chips de 10ª geração que poderão equipar futuro MacBook Pro de 16″

Ah, Intel: quando achamos que estamos começando a entender a teia de aranha que é sua linha de processadores, lá vem você para embolar a nossa cabeça novamente. Hoje é mais um desses dias.

A gigante dos microchips anunciou hoje seis novos chips da sua 10ª geração de processadores, todos pertencentes à família “Comet Lake” — ainda baseada na arquitetura de 14 nanômetros. A família “Ice Lake”, que equipa os novos MacBooks Air, também é da 10ª geração, mas já com arquitetura de 10nm… sim, é confuso.

Enfim, divago: os novos chips apresentam alta performance e potência (45W, para ser mais exato) para computadores portáteis, sendo excelentes candidatos a equiparem um futuro novo MacBook Pro de 16 polegadas. Para quem está acompanhando, esses processadores são aqueles prometidos pela Intel na última CES, com alguns modelos superando a barreira dos 5GHz.

Dos seis novos chips apresentados pela Intel, dois são da linha Core i5 — ambos com quatro núcleos e 8MB de cache. Três são modelos Core i7, sendo dois de seis núcleos (12MB de cache) e um de oito núcleos (16MB).

A estrela da nova linha, claro, é o Core i9-10980HK, com oito núcleos, 16MB de cache, frequência de 2,4GHz e Turbo Boost de 5,3GHz; ele é o único dos novos modelos completamente desbloqueado para overclock. Segundo a Intel, trata-se do “processador móvel mais rápido do mundo”.

Em termos de especificações, todos os processadores anunciados hoje trazem suporte a Wi-Fi 6, Thunderbolt 3 com PCIe 3.0 (para uso de eGPUs), SATA 3.0, até 128GB de RAM (a frequências de 2.933MHz) e USB 3.1.

Confiram abaixo a tabela com mais detalhes de cada modelo de processador:

Não há detalhes, até o momento, de quando os novos processadores estarão disponíveis para fabricantes e no mercado em geral; a Intel não forneceu esse detalhe certamente por conta do cenário de incertezas gerado pela pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Ainda assim, é de se esperar que vejamos essas belezinhas equipando novos computadores portáteis até o fim deste ano, provavelmente a tempo de a Apple atualizar seu MacBook Pro mais parrudo — talvez no último update ainda com processadores da Intel. Será?

via MacRumors

Recommended Posts