Intel apresenta novos processadores “Comet Lake” de 10ª geração para notebooks

Tentar entender a lógica da Intel com seus processadores é a mesma coisa que tentar aprender matemática avançada: quando você acha que está começando a pegar o espírito da coisa, surge uma nova letra estranha ou palavra ininteligível para embaralhar tudo que você (achava que) sabia. Pois bem — aconteceu de novo.

A gigante dos processadores anunciou recentemente uma nova linha de chips de décima geração, dentro da família “Comet Lake”. As novas CPUsa Intel lançou há algumas semanas seus primeiros chips de 10 nanômetros, mais avançados — eles também são da 10ª geração, porém da família “Ice Lake”.

Dentre os 8 processadores lançados na nova leva, temos 4 do tipo “U” (potência ultrabaixa), direcionados a ultrabooks e outras máquinas compactas, e 4 do tipo “Y” (consumo de energia extremamente baixo), menos potentes e direcionados a máquinas de entrada, como Chromebooks, e dispositivos 2-em-1.

Algumas novidades são notáveis nesse apanhado de lançamentos: temos o primeiro chip Core i7 de tipo “U” com 6 núcleos e 12 threads: trata-se do i7-10710U, que conta com clock base de 1,1GHz, turbo de 4,7GHz (em núcleo único) ou 3,9GHz (em todos os núcleos). Os chips de tipo “U” também são os primeiros da família a suportar RAM

Processadores Intel de décima geração da família "Comet Lake"

Desses, é possível que vejamos alguns dos chips de tipo “U” em futuros MacBooks Air ou Pro de 13 polegadas — embora seja mais provável que a Apple opte por adotar os chips “Ice Lake”, de 10nm. A Intel afirma que seus novos processadores começarão a aparecer no mercado em máquinas no período natalino, mas em relação à Maçã, como de costume, teremos de aguardar para ver.

via The Verge