Lâmpadas da Philips Hue transmitem dados a 250 Mb/s

A Philips anunciou ontem (19) que está lançando uma nova versão de suas lâmpadas Hue, que são fabricadas pela divisão da empresa chamada Signify e que são capazes de enviar dados em uma velocidade de até 250 Mb/s. Com nome de Trulifi, os gadgets utilizam ondas de luz para transmitir dados, no lugar de ondas de rádio dos roteadores Wi-Fi.

O Trulifi não utiliza uma tecnologia completamente nova, já que a rede com base em luz é chamada de LiFi e já existe desde 2011. Ela utiliza lâmpadas de LED que oscilam a luminosidade que é emitida e um receptor percebe as diferenças, que não são perceptíveis ao olho humano.

Um paralelo bem simples de entender está no controle remoto da sua TV, que utiliza uma forma muito rudimentar da ideia, já que trabalha com sinais luminosos para o receptor do televisor, que compreende o padrão e aumenta o volume, ou troca de canal, ou abre a Netflix.

No caso da lâmpada Trulifi, a oscilação da luz, com um receptor em forma de pendrive em uma porta USB, é capaz de transmitir até 150 Mb/s para vários dispositivos que estão na área onde a luz chega. Se a conexão for dedicada, de ponto a ponto, a empresa promete até 250 Mb/s.

Recommended Posts