Microsoft prepara anúncios do Office Online no WordPad para Windows 10

A Microsoft vem testando introduzir anúncios em diversas partes do Windows 10, como no Explorador de Arquivos, no menu Iniciar e no app Email: agora ela está preparando uma sugestão dentro do WordPad para que o usuário experimente o Office Online, um serviço gratuito na web com alguns dos recursos do Word, Excel e PowerPoint.

O desenvolvedor Rafael Rivera — que já encontrou recursos escondidos do Windows 10 antes — descobriu um código oculto que, quando ativado, sugere aos usuários do WordPad que visitem o Office Online.

Isso faz aparecer uma barra amarela logo abaixo da barra de ferramentas do WordPad. Ela pode exibir uma de seis frases, incluindo “Experimente o Word Online gratuitamente” ou “Use o Word, Excel e PowerPoint gratuitamente online”. O botão “Abrir Office” leva o usuário para office.com.

Word Online tem mais recursos que WordPad

As propagandas da Microsoft podem ser meio invasivas, por exemplo quando ela insere um banner no Windows Explorer sobre a assinatura do OneDrive para armazenamento na nuvem. Ela também usa a barra de tarefas para sugerir o Bing Rewards; e coloca links para baixar aplicativos no menu Iniciar e na tela de bloqueio.

Mas, desta vez, o anúncio parece ser benéfico: o WordPad não recebe atualizações há anos, e o Word Online tem todos os recursos desse aplicativo além de vários outros, como um corretor ortográfico, tabelas, notas de rodapé, salvamento automático e edição colaborativa com outras pessoas.

“Independentemente do preço ou das intenções, isto é um anúncio”, escreve Rivera no Twitter. “Provavelmente foi projetado para aumentar algum KPI, como o engajamento mensal dos usuários ou novas inscrições” ao Office Online. (KPI é a sigla em inglês para indicador-chave de desempenho, uma ferramenta de gestão para medir o sucesso de uma empresa.)

Vale notar que a Microsoft ainda não ativou esses alertas do Office Online no WordPad, e pode desistir da ideia. Por exemplo, a empresa já testou inserir anúncios no app Email, mas acabou voltando atrás. O que você acha sobre essas notificações no Windows 10?

Com informações: Bleeping Computer.

Microsoft prepara anúncios do Office Online no WordPad para Windows 10

Recommended Posts