Microsoft testa novo menu Iniciar no Windows 10 sem blocos dinâmicos

A Microsoft publicou por acidente uma versão interna do Windows 10 para usuários no programa Insider: ela apareceu em computadores de 32 e 64 bits com um menu Iniciar repaginado e sem blocos dinâmicos (Live Tiles). Acredita-se que essa será a interface usada no futuro sistema operacional Windows Lite.

Zac Bowden, do Windows Central, testou a build 18947 do Windows 10 liberada acidentalmente pela Microsoft. O menu Iniciar ganhou um layout simplificado: a foto do usuário fica na parte superior, junto a uma barra de busca, e os programas são apresentados sem ordem aparente em uma lista.

Há uma seção de aplicativos sugeridos, e todos os programas instalados aparecem logo abaixo: a lista é uma mistura entre os novos ícones do Office, o flat design do Windows 8, e os ícones 3D do Windows Vista. Ao clicar com o botão direito, é possível fixar um app na barra de tarefas, acessar suas configurações, ou desinstalar.

A barra de busca exibe resultados de apps e também da web, realizando uma pesquisa no Bing. O usuário tem a opção de alternar entre este novo menu Iniciar (chamado de “Start Insiders”) e a experiência atual (“Classic Menu”) através de botões na barra lateral.

Novo menu Iniciar deve aparecer no Windows Lite

Rumores dizem que a Microsoft está preparando o Windows Lite, que seria um concorrente direto ao Chrome OS. Ele deixaria de lado os componentes legados do sistema, e seria capaz de rodar apps universais (UWPs), webapps progressivos (PWAs) e programas Win32 tradicionais da Microsoft Store.

Além disso, o Windows Lite traria uma nova interface, e segundo conceitos divulgados pelo The Verge e Windows Central, ele teria um menu Iniciar bem parecido com o que “vazou” hoje:

Recommended Posts