PicPay explica falha ao transferir auxílio do Caixa Tem

Diversos clientes estão se queixando sobre o PicPay: eles pagam um boleto bancário no aplicativo Caixa Tem que transfere o auxílio emergencial de R$ 600 para a carteira digital; no entanto, o dinheiro não aparece na conta. Em outros casos, o valor entra no saldo mas não pode ser usado, exibindo o erro “saque cancelado”. Segundo a empresa, o problema está na instabilidade que afeta os sistemas da Caixa Econômica Federal desde a semana passada.

“Por instabilidade do sistema do Caixa Tem, um pequeno percentual das transações entre o aplicativo e o PicPay não é concluído”, explica a empresa em comunicado ao Tecnoblog. “Nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa.”

E se o valor da transferência tiver sido debitado na conta digital do Caixa Tem, mas não aparecer no PicPay? Neste caso, a empresa avisa que “o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco”, isto é, pela Caixa.

Clientes do PicPay reclamam de saque cancelado

Nesta terça-feira, a hashtag #PicPayDevolveMeuDinheiro se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter. Alguns clientes encontram problemas ao enviar o dinheiro do Caixa Tem para o PicPay: trata-se de uma recarga feita ao pagar um boleto bancário, já que a Poupança Social Digital restringe transferências para outros bancos.

Enquanto isso, outras pessoas não conseguem fazer transferência do PicPay para outra conta: ela aparece como “concluída”, mas o dinheiro não chega ao banco de destino. A transação pode ser cancelada de forma automática, exibindo a mensagem “o saque para sua conta bancária não pôde ser realizado”.

Transferência — ou recarga — de R$ 600 vinda do Caixa Tem aparece como cancelada (à esquerda); o saque também pode ser cancelado (à direita):

PicPay

Imagens por @GadelhaHericka e @PryGracielle/Twitter

Pelo que entendemos, o dinheiro não está efetivamente indo do Caixa Tem para o PicPay em alguns casos, mesmo que o app mostre a transação como “concluída”. Então, quando o cliente tenta sacar a parcela do auxílio emergencial para outra conta, a transferência demora mais que o normal para ocorrer, ou é cancelada automaticamente.

Os usuários tentam pedir uma explicação no atendimento ao cliente, mas se deparam com respostas enlatadas: a principal forma de contato é através do chat no aplicativo, presente na aba “Ajustes”.

“Desde o início do pagamento do auxílio emergencial, mais de 2,9 milhões de usuários concluíram a transferência do benefício para o PicPay com sucesso”, afirma a empresa em comunicado.

PicPay explica falha ao transferir auxílio do Caixa Tem

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