Razer Tomahawk Gaming é um mini-PC baseado no Intel NUC 9 Extreme

A Intel mostrou o NUC 9 Extreme “Ghost Canyon” na CES 2020 e a Razer escolheu o mesmo evento para anunciar um dos primeiros projetos baseados no conceito: o Razer Tomahawk Gaming Desktop. Como o nome sugere, esse é um mini-PC com foco no público gamer.

Na primeira olhada, o equipamento parece apenas uma caixa requintada para guardar uma GPU. Mas, ali dentro, encontramos um PC completo baseado no Windows 10: basta conectar teclado, mouse e monitor ao Razer Tomahawk Gaming Desktop para começar a usá-lo.

Como isso é possível? É simples: o NUC (Next Unit of Computing) é um modelo de mini-PC que a Intel desenvolveu há alguns anos que busca ser bem mais compacto que os desktops tradicionais, mas sem que essa característica comprometa o desempenho do equipamento.

A nova versão do conceito, o NUC 9 Extreme “Ghost Canyon”, tem ainda mais foco sobre a performance. Para isso, o mini-PC traz suporte ao Compute Element, módulo baseado em PCI Express que reúne componentes como CPU, RAM e memória para armazenamento.

Além do Compute Element, o NUC 9 também permite a instalação de uma placa de vídeo dedicada. Por ser baseado nesse projeto, o Razer Tomahawk reúne esse dois elementos.

Razer Tomahawk Gaming Desktop

O resultado é um mini-PC com configuração de respeito. A versão mais poderosa do equipamento vem com processador Intel Core i9-9980HK, 64 GB de memória RAM e placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 2080, tudo isso dentro de uma caixinha que pode ser transportada com relativa facilidade em uma mochila, por exemplo.

As especificações incluem também porta HDMI 2.0a, três portas Thunderbolt 3, seis portas USB 3.2 (tipo A), duas portas Ethernet e dois slots M.2. A Razer destaca que o usuário pode adicionar ou trocar SSD, memória RAM, coolers e outros componentes rapidamente.

A companhia prometeu lançar o Tomahawk Gaming Desktop ainda neste semestre. Os preços, porém, continuam um mistério.

Razer Tomahawk Gaming é um mini-PC baseado no Intel NUC 9 Extreme

Recommended Posts