São Paulo lança RG Digital para Android e iPhone

A Polícia Civil lançou nesta terça-feira (11) um aplicativo chamado RG Digital SP e que pode ser utilizado como versão virtual da cédula de identidade. A novidade está presente tanto em smartphones Android como no iPhone e a validade do documento também é nacional.

Depois da CNH aparecer em versão virtual, é a vez do RG também dar as caras em telas de smartphones. No caso do aplicativo lançado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, basta o usuário estar ao menos na versão 5 Lollipop do Android ou no iOS 10, além de ter câmera de no mínimo 5 megapixels e conexão ativa com a internet, para poder ter o documento na tela.

No lado do documento, a exigência é que a emissão date a partir de 4 de fevereiro de 2014, com a numeração vermelha, que esteja cadastrado no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) e que apresente o código QR no verso. É este código que é utilizado na hora de adicionar o RG no app., além de conferência por reconhecimento facial com a câmera do aparelho

A Polícia Civil de São Paulo afirma que em seu banco de dados existem cerca de 35 milhões de prontuários biométricos – número próximo dos 44,6 milhões de habitantes, segundo estimativa de 2020 da Fundação SEADE. Se o seu RG não cumpre todos os requisitos, basta solicitar uma nova via para que ele possa aparecer no app RG Digital SP.

O documento virtual só poderá ser adicionado em um celular por vez e pode ser utilizado durante qualquer momento de identificação da pessoa, além de abordagens policiais. A nota de lançamento dos aplicativos também afirma que o RG virtual não substitui sua versão oficial impressa. Dentro do app o cidadão poderá solicitar a emissão da segunda via do RG físico.

Com informações: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

São Paulo lança RG Digital para Android e iPhone

Recommended Posts