Steam usa IA para recomendar jogos que você já comprou

A Valve liberou uma atualização para o Steam nesta semana que insere uma nova prateleira de jogos dentro da biblioteca do jogador, com nome de “Jogar a seguir” e que utiliza inteligência artificial para sugerir novos jogos que o usuário já comprou.

Este tipo de sugestão já estava funcionando dentro do Steam Labs, mas agora faz parte da loja e está ativada como padrão para todos os usuários. A prateleira utiliza aprendizado de máquina para enriquecer sua inteligência artificial que recomenda qual jogo o jogador já comprou e ainda não jogou, ou então não iniciou nas últimas duas semanas.

Nenhuma das prateleiras adicionadas recentemente são obrigatórias e isso acontece com o “Jogar a seguir”. É possível remover a novidade, junto de todas as outras prateleiras (com exceção da “Novidades”) ao clicar e segurar no logo acima do nome, para depois clicar no ícone de lixeira que aparece em cada uma delas. Uma vez removida, ao menos de frente para o usuário o Steam não vai mostrar sua inteligência artificial.

Este novo recurso é especialmente útil para bibliotecas de jogos que estão abarrotadas de games que foram comprados em promoções, mas nunca jogados. Bem me lembro de quando comprei todos os GTA, com exceção do GTA 5, em uma promoção de uns R$ 40 e nunca instalei sequer um título dos seis que foram adicionados ao meu perfil.

Com informações: Steam.

Steam usa IA para recomendar jogos que você já comprou

Recommended Posts