TB Comunidade #007: Fintechs, HD e SSD, WhatsApp, Correios e mais

Quantos serviços você assina? E de quantos bancos digitais é cliente? Esses foram os dois principais tópicos da Comunidade do Tecnoblog esta semana, entre 28 de fevereiro e 6 de março. Com relação às discussões das notícias que publicamos, o destaque é para o processo relacionado ao engenheiro de 73 anos demitido por não saber usar o computador… Confira os principais tópicos abaixo.

As 5 melhores discussões da semana na Comunidade

  1. O que você realmente assina?
  2. Contas digitais, quantas você tem? Como lida com elas?
  3. HD ou SSD para arquivos?
  4. Sugestão de cliente de email gratuito
  5. Fontes para Kindle / e-readers com baixa resolução

Já parou para pensar quanto você gasta por mês com serviços? Até que algumas pessoas não assinam muita coisa. Mas, se for para ter a maioria dos aplicativos, hoje a conta fica grande: Spotify, Netflix, Amazon Prime, Apple TV+, Crunchyroll, YouTube Premium, PlayStation Plus ou Xbox Live Gold, Office 365, Adobe… a lista não tem fim, mas (pelo menos o meu) dinheiro tem.

E as contas digitais? Elas são gratuitas e cada uma tenta oferecer um benefício a fim de fidelizar um cliente. Seja cupom de desconto, cashback em compras, tag para pedágios, contas em dólar, etc. Vale a pena? Para quem declara imposto de renda, por exemplo, são vários esforços a mais, informar cada uma delas na declaração.

Apesar do SSD ser uma tecnologia mais nova para leitura e gravação de dados, ainda não é um substituto definitivo para o HD. Por mais que seja rápido, o SSD tem uma vida útil mais curta, enquanto o HD aguenta mais. E, se for apenas para salvar arquivos, como backup, sem precisar de agilidade na leitura deles, o custo benefício do HD é melhor.

As 5 discussões mais quentes sobre pautas do Tecnoblog

  1. Engenheiro de 73 anos é dispensado por não usar computador
  2. Celulares devem ficar mais caros no Brasil, alerta indústria
  3. RecargaPay Prime muda limite para boleto e irrita clientes
  4. WhatsApp libera modo escuro para todos no Android e iPhone
  5. Correios anunciam opção “Entrega no Vizinho” para Sedex e PAC

Por não saber usar um computador para trabalhar e não se atualizar nos meios digitais, para continuar exercendo atividades na empresa, um engenheiro de 73 foi demitido em 2016 por justa causa. O funcionário processou a empresa por danos morais, exigindo a recontratação.

Na época, a demissão fora convertida para “sem justa causa”. Entretanto, ao voltar para primeira instância no ano passado, a  juíza Ângela Maria Konrath foi favorável à empresa, entendendo que a demissão deveria sim ser de justa causa.

O surto de coronavírus na China fez diversas fábricas do país interromperem a produção para evitar a contaminação. Com isso, outros países já estão sendo afetados. Aqui no Brasil, em Manaus, o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas afirmou que algumas empresas devem ficar sem componentes para montagem de veículos e eletroeletrônicos.

Há uma previsão de férias coletivas para empresas da Zona Franca de Manaus, já que os estoques estão acabando. Com o Dia das Mães próximo, em 10 de maio, é provável que os aparelhos estejam mais caros, isso inclui celulares, TVs, computadores e outros aparelhos.

Antes tarde que mais tarde, o WhatsApp liberou o modo noturno para Android e iOS. É uma medida importante para quem fica pendurado no celular na cama antes de dormir, para reduzir a interferência no sono, por conta da emissão de luz azul das telas. Com isso, resta apenas ao aplicativo principal do Facebook adotar o padrão, já que Instagram, Messenger e a versão Lite da rede social contam com o tema escuro.

Tecnocast 136 – Os impactos do coronavírus na tecnologia

Aproveitando o tema do coronavírus, no episódio 136 do Tecnocast falamos sobre o impacto do surto no mercado de tecnologia. Várias empresas interromperam a produção ou  cancelaram eventos grandes — como é o caso do Google I/O, que ocorreria em maio.

TB Comunidade #007: Fintechs, HD e SSD, WhatsApp, Correios e mais

Recommended Posts