Vídeo: por dentro de uma fábrica de baterias para iPhones

Já falamos aqui algumas vezes sobre Scotty Allen, o YouTuber do canal Strange Parts que já realizou diversas façanhas em iPhones — como instalar uma saída para fones de ouvido em um, adicionar armazenamento em outro ou mesmo montar um smartphone da Maçã (meio que) do zero.

Desta vez, entretanto, Allen resolveu fazer algo um pouco diferente — em vez das suas tradicionais peripécias, ele resolveu fazer uma incursão à fábrica da Pisen, companhia chinesa que produz baterias de reposição para iPhones e outros dispositivos. O resultado é fascinante: em 28 minutos, o YouTuber mostra todos os processos extremamente meticulosos para a produção de uma “simples” bateria.

Vale notar todos os passos pelos quais Allen (assim como os demais empregados da fábrica) precisa passar para eliminar toda a poeira do seu corpo, bem como todas as técnicas empregadas pelas máquinas para retirar essas pequenas partículas dos componentes da bateria — basta um pequeno minúsculo corpo estranho na composição da peça, afinal de contas, para colocar tudo a perder.

Outra parte interessante é observar o calvário pelo qual algumas das baterias passam, como amostra de teste de qualidade: as peças passam por um verdadeiro circuito de testes, sendo carregadas e descarregadas diversas vezes, expostas a temperaturas altas e baixas, e comprimidas por máquinas para testar sua resistência.

Impressionante perceber que, mesmo para uma fábrica que não é parceira oficial da Apple (a Pisen só fabrica baterias alternativas para iPhones e outros dispositivos), o processo é quase totalmente automatizado, com pouquíssima interferência humana direta. Quão fascinante é a tecnologia?

via Cult of Mac

Recommended Posts